Imagem capa - Luz Natural ou Luz Artificial? A arte de iluminar por Sonhos Produções Fotografia
Fotografia para fotógrafos

Luz Natural ou Luz Artificial? A arte de iluminar


A iluminação correta tem toda a importância na hora de se pensar em um projeto fotográfico. E por que eu digo isso?! Porque ela transforma sua fotografia em arte, destaca a beleza e todo seu conjunto. Realça um cenário, cor, acessório, entre outros.

A iluminação na arte de fotografar precisa ter propósito e técnica, caso contrário, o resultado que poderia ser excelente acaba se tornando um fracasso.

Com a técnica você consegue criar sombras, que nos dá profundidade na imagem e pode deixar uma foto mais dramática ou até mesmo mais serena.

Há, essencialmente, dois tipos de iluminação: artificial e natural. A luz natural, é aquela que não podemos obter através de um equipamento e sim aquela que vem de fora, que vem da natureza, como a luz do dia, por exemplo. 

Já a artificial é toda aquela que se pode comprar. Como a luz do abajur do seu quarto.


Luz Natural

A luz natural é o maior e melhor soft box do mundo, e é excelente porque não custa nada! Na fotografia newborn, a luz natural é muito utilizada pelos fotógrafos da área pois transpassa aquela suavidade e serenidade com leves sombras envolvendo todo o bebê e deixando uma imagem mais aveludada e preenchida.

Não se esqueça que a luz deve sempre ser direcionada para a cabeça do bebê e nunca para o bumbum; partindo disso, você decide se quer uma luz mais dura ou mais suave.

Para se obter uma luz mais suave através da iluminação natural você pode utilizar, por exemplo, aquelas cortinas com tecidos transparentes ou até mesmo comprar alguns metros de voil e moderar a passagem de luz para que assim fique uma iluminação mais suave e agradável.



Iluminação Artificial

Apesar de sempre termos a luz natural a nossa disposição, nem sempre o ambiente utilizado para fotografar recebe luz suficiente. Para tanto, podemos nos munir de iluminação artificial que vai desde a lâmpada da sua sala até o equipamento fotográfico  mais sofisticado.

A iluminação artificial é também opção de muitos fotógrafos, principalmente por não ter a necessidade de ficar controlando a iluminação durante o ensaio. Nela você configura a câmera e segue com a mesma intensidade tranquilamente.

Quando você escolhe o tipo de iluminação que vai utilizar, você começa a criar sua identidade visual. Seja você o artista de sua arte, crie a todo tempo, olhe para as coisas e para as pessoas com mais intensidade e sensibilidade, uma vez que a técnica está a disposição de todos que querem aprender, contudo o olhar é único. Alie técnica ao olhar e continue alçando voos altos. Nos vemos em breve.