Imagem capa - Qual fotógrafo nunca ouviu aquela velha pergunta: Mas você trabalha ou só tira fotos? por Sonhos Produções Fotografia
Fotografia para fotógrafos

Qual fotógrafo nunca ouviu aquela velha pergunta: Mas você trabalha ou só tira fotos?


 

Para quem decidiu fazer da fotografia profissão, há dois caminhos possíveis: Trabalhar como funcionário em uma empresa, ou abrir um negócio. 

A fotografia é uma arte e disso poucos duvidam. Mas mesmo os artistas precisam pagar as contas, gostam de conforto, segurança e estabilidade. Quando se sustentam com o fruto do próprio esforço, consideram-se privilegiados pelo reconhecimento e por viverem da arte. Há também os artistas que sustentam a paixão e o talento pela arte com recursos vindos de outras atividades. Muitos os denominam fotógrafos amadores, entusiastas ou hobbystas.

Poucos fotógrafos hobbbystas talvez um número expressivamente diminuto, praticam essa arte como hobby. A imensa maioria é formada por fotógrafos profissionais artistas criativos e inovadores.

A ilusão de que a arte se sustenta por si só, tem feito muitas vítimas ao longo dos anos. O caminho é fácil e que o talento artístico supera o esforço e a determinação de gerir um negócio.

O esforço de liderar equipes, administrar os recursos, negociar com fornecedores, planejar o Marketing, vender e pagar as contas em dia, normalmente não é previsto nos planos do novo empresário.

A visão distorcida de que saber produzir belas fotos e ter total conhecimento da técnica é suficiente para vencer na carreira pode ser considerada a maior armadilha no setor.