As crianças e os cuidados com o COVID- 19

Há algumas semanas não se fala em outra coisa que não esteja vinculado a nova pandemia que se instaurou no país e no mundo: COVID-19.
O coronavírus é uma espécie de vírus que causa infecções respiratórias podendo em seu estado mais grave levar ao óbito.
Apesar de seu novo agente ter sido descoberto na China em 31/12/2019, em 1937 já se tinha estudos sobre o caso.
Ainda que haja um certo estado de pânico estabelecido no Brasil e no mundo, você pai e você mãe precisam manter a calma pois vocês são os protetores, o espelho dos seus filhos e se demonstrarem fraqueza, pânico, desespero, as crianças ficarão ainda mais assustadas.

Nesse período procure tirar um pouco os olhos dos noticiários trágicos e passe mais tempo com seu filho, aproveite para desenhar, pintar, pular corda.
Converse com as crianças, não tente esconder o que o vírus causa, as crianças são espertas e inteligentes. Fale com elas de maneira calma, tranquila e leve; explique a importância de lavar as mãos constantemente, e de ter cuidado em não colocar as mãos na boca, nariz e rosto. Tudo de maneira clara e objetiva, assim as próprias crianças poderão tomar medidas protetivas eficazes.
Mas, quais são os cuidados que devo ensinar ao meu filho?
O vírus não brinca em serviço, por isso o ideal é que você papai e você mamãe esteja sempre conversando com seu filho a respeito dos cuidados com higiene e proteção.
Instrua- o a evitar beijos e abraços a lavar as mãos por, pelo menos, vinte segundos e várias vezes ao dia; na falta de água e sabão usar álcool em gel e de maneira e alguma colocar a mão no rosto.
Aproveite esses dias e brinque mais com seu filho. Há muitas brincadeiras que são possíveis realizar até mesmo na sacada de um apartamento ou no quintal de uma casa pequena nesse tempo de quarentena, como por exemplo: amarelinha, pula corda, stop, cabo de guerra em almofadas, contação de história, passa anel e muitos outros que trabalham o desenvolvimento cognitivo da criança. E lembre-se a melhor solução é prevenir-se, fique em casa.